Wednesday, January 05, 2005

Surf cria onda de lesões típicas

Segundo uma pesquisa apresentada no congresso anual da Sociedade Norte-Americana de Radiologia, realizado em Chicago no passado mês de Dezembro, os surfistas podem apresentar um conjunto de lesões tão peculiares para os clínicos como a linguagem característica que utilizam.


Fractura provocada pelo surf (RSNA)Posted by Hello

Quando os surfistas sofrem traumatismos, muitas vezes não se observam abrasões, uma vez que o impacto é frequentemente com a água e não com objectos sólidos. Os surfistas encontram-se habitualmente ligados às suas pranchas, o que facilita que estas os atinjam, mesmo após a queda.
“ Os colegas na urgência precisam de efectuar os diagnósticos rapidamente, mas sem compreender alguns dos aspectos únicos das lesões provocadas pelo surf, necessitam de despender tempo extra para determinar o que aconteceu”, afirma o autor do estudo e surfista Dr. Jeremy Kuniyoshi, um residente de Radiologia da Universidade da Califórnia em S. Diego.
O Dr. Kuniyoshi examinou as imagens de 153 doentes com traumatismos relacionados com a prática de surf e agrupou-os em três categorias, cada qual com lesões comuns associadas: a) “paddling” nas ondas; b) apanhar uma onda; c) ambiente marinho.
As lesões associadas com a primeira categoria incluem luxações do ombro, assim como traumatismos provocados pela prancha como fracturas do crânio, fracturas dos ossos da face ou lesões das cordas vocais. Lesões comuns associadas com o apanhar a onda ou surfá-la incluem traumatismo da cabeça e pescoço, fracturas dos membros superiores e inferiores e lesões dos joelhos. As lesões ambientais incluem inalação de corpos estranhos, lesões nos canais auditivos devido à agua fria, lacerações devido a outras pranchas e picadas e mordeduras de animais marinhos.
“Após ouvir a história do surfistas, pode compreender como aconteceu”, afirmou o Dr. Kuniyoshi. “Mas se não ouvir a história e não souber um pouco sobre surf, as lesões realmente não fazem sentido”
Este radiologista afirma que a prática do surf é relativamente segura e espera que o seu estudo ajude os clínicos a lidar com as lesões provocadas por este desporto.

Veja o Resumo da comunicação: Wipeout! The Unique Radiologic Manifestations and Considerations of Board Surfing Related Injuries

0 Comments:

Post a Comment

<< Home